Warning: ob_start() [ref.outcontrol]: output handler 'ob_gzhandler' conflicts with 'zlib output compression' in /home/temsorrisoodontologia/www/wp-content/themes/temsorriso/header.php on line 2
413222-5994

Dentista pode tratar a periodontite?

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×

A periodontite é comum entre adultos e crianças que procuram um consultório odontológico em Curitiba. Trata-se uma doença que pode provocar sérios danos ao organismo como um todo.

Essa doença é a evolução da gengivite, que é uma inflamação da gengiva causada pela ação da placa bacteriana que se forma quando não há uma higienização constante e correta da boca.

A gengivite é o estágio inicial no qual não há grandes danos ao tecido ou estrutura óssea da boca, não prejudicando os dentes. Quando a gengivite não é tratada, ela progride para a periodontite.

Na periodontite, a inflamação é mais grave e há o comprometimento do periodonto, o tecido ao redor do dente, fazendo com que haja retrações gengivais e o paciente tenha hipersensibilidade.

Outros sintomas da periodontite são a reabsorção óssea, a contaminação da parte mais profunda dos dentes por bactérias e o acúmulo de tártaro, podendo levar, até mesmo, à mobilidade e perda total ou parcial dos dentes.

Caso a periodontite não seja tratada, a doença pode evoluir para uma endocardite, na qual as bactérias disseminam-se na corrente sanguínea, comprometendo o funcionamento cardíaco.

A gengivite e periodontite podem ser identificadas pela presença de inchaços na gengiva, bem como de colorações avermelhadas e sangramento ao fazer uso do fio dental e durante a escovação.

Mau hálito, maior sensibilidade na gengiva e dentes, presença de pus e mobilidade dentária também são indicativos das doenças e merecem acompanhamento de um profissional para evitar complicações.

O profissional perfeito para tratar a periodontite é o dentista, sobretudo o especialista em periodontia. O tratamento consiste primordialmente na correta limpeza da gengiva e dentes.

Ainda há a possibilidade do dentista remover a placa bacteriana endurecida que estiver alojada sobre dentes e gengivas, fazendo uma raspagem com instrumento específico ou utilizando materiais especiais.

Em casos graves, o dentista prescreve antibióticos e anti-inflamatórios, que servem como um complemento no tratamento, para acabar de vez com a inflamação causada pelas bactérias.

Portanto, a resposta para a pergunta inicial desse nosso conteúdo é:

Sim, o dentista pode tratar a periodontite!

Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores e mais ágeis serão os resultados. Por isso, não deixe de consultar um dentista em Curitiba! Entre em contato com a Tem Sorriso e agende uma visita à clínica!