O que é o tratamento de canal de um dente?

Tratamento de canal em CuritibaO tratamento de canal de dente é um dos que possuem maior incidência entre pacientes que procuram por dentistas em Curitiba. Porém, não é todo mundo que sabe como ele funciona e qual sua importância.

Esse procedimento nada mais é do que um tratamento odontológico no qual há a remoção da polpa dental, uma parte viva localizada dentro da raiz do dente. Nela, estão elementos como vasos sanguíneos e nervos.

De modo geral, a remoção da polpa dental só é indicada quando ela está infeccionada, danificada ou morta, provocando dor ao paciente. Nesse caso, o tratamento de canal é feito retirando a parte prejudicada.

Essas lesões na polpa dental ocorrem em situações específicas, como na quebra ou trauma grave do dente, assim como no caso de cáries, principalmente as mais profundas.

O dentista inicia o tratamento de canal fazendo exames de raio X, para saber a extensão do dano da polpa. Em seguida é feita uma abertura no dente, para ter acesso à polpa dental e retirá-la.

Após remover o tecido infectado, é feita uma limpeza na parte interna do dente, evitando que bactérias permanecem e se proliferem com o passar do tempo. Depois, o dentista fecha a abertura com um material especial e finaliza com resina, que protegerá o dente e garantirá a ele uma boa estética.

O tratamento de canal é essencial para a manutenção da saúde. Com ele, é possível evitar que a infecção se espalhe e atinja outros tecidos, além de reduzir as chances de perder completamente o dente, demandando longos tratamentos estéticos para repô-lo.

Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento de canal geralmente não dói, tudo depende da sensibilidade do paciente e do uso de medicamentos como a anestesia, que além de eliminar a dor também minimiza o desconforto na realização desse procedimento odontológico.

sorriso branco

É importante sempre contar com dentistas em Curitiba altamente qualificados para realizar o tratamento de canal e garantir o melhor resultado possível. Nesse caso, a Tem Sorriso é a clínica ideal para você, oferecendo uma equipe diferenciada para realizar esse e demais tratamentos odontológicos. Agende uma consulta e cuide de sua saúde bucal!