Warning: ob_start() [ref.outcontrol]: output handler 'ob_gzhandler' conflicts with 'zlib output compression' in /home/temsorrisoodontologia/www/wp-content/themes/temsorriso/header.php on line 2
413222-5994

Obturação e restauração são a mesma coisa?

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×

sorriso perfeitoA obturação e a restauração são dois tratamentos odontológicos realizados com frequência em consultórios de odontologia em Curitiba, garantindo um belo sorriso aos pacientes.

Mesmo que bastante conhecidas, são poucos os pacientes que sabem as diferenças entre a obturação e a restauração, chegando a confundir ambos os procedimentos como se fossem a mesma coisa.

A forma mais fácil de saber a diferença entre obturação e restauração é, por incrível que pareça, recorrer ao dicionário, que diz que o ato de obturar significa fechar / tampar um buraco.

E é justamente isso que é feito na obturação de dentes: o fechamento de cavidades, seja as provocadas por cáries ou as realizadas durante tratamentos específicos, como o de canal.

No tratamento de canal, por exemplo, é feita uma abertura no dente, a polpa dental é removida, deixando um buraco que precisa ser tapado para evitar a entrada de bactérias e sujeiras. Esse fechamento é a obturação.

Curiosamente, a obturação nada mais é do que um curativo provisório que não pode ficar vários dias nos dentes do paciente, uma vez que não possui grande aderência e pode deixar o dente desprotegido com o passar do tempo.

E a restauração?

tratamento odontologico curitiba

Já a restauração é sinônimo de reconstruir e recompor. Esse é um procedimento odontológico bem mais amplo e complexo, já que tem como objetivo restaurar o dente à sua forma original.

Nesse processo de restauração também é feito o fechamento de cavidades, mas há um cuidado especial com a estética do dente, refazendo seu formato original, além de recuperar suas funções de mordida e mastigação.

A restauração é feita em diversos casos, como na finalização do tratamento de canal ou de cáries superficiais, inclusive na quebra de dentes, deixando-os alinhados, contribuindo para manutenção de um sorriso mais bonito.

Para evitar confusões como essa durante o tratamento odontológico, é sempre importante que o paciente tire eventuais dúvidas com o dentista, para saber ao certo o que será realizado.

Na Tem Sorriso você encontra uma equipe altamente capacitada para sanar dúvidas e realizar tratamentos odontológicos especiais – desde obturação e restauração, até o implante dentário. Entre em contato, agende uma visita com a equipe da clínica e comprove!