Periodontia em Curitiba. Tem Sorrio! Veja.

Periodontia em Curitiba

periodontiaEspecialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento de doenças que atingem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes, ou seja, é o tratamento da gengiva e do osso e de doenças como a periodontite e a gengivite, por exemplo.

A periodontite é provocada pela presença do tártaro e é uma inflamação que provoca a destruição dos tecidos periodontais e do osso alveolar, responsável pela fixação do dente. A evolução da periodontite causa o amolecimento do dente devido à perda óssea, o que ocasiona a perda desse dente.

Já a gengivite é uma inflamação dos tecidos gengivais que ficam em volta do dente. Geralmente tem como primeiro estágio a placa bacteriana, que resulta da falta de higienização adequada, o que pode comprometer a saúde gengival.

A presença de inchaços, cor avermelhada e sangramento na gengiva durante a escovação são os primeiros sintomas da doença. O não tratamento da gengivite pode fazer com que a infecção se espalhe, o que pode comprometer a estrutura de sustentação dos dentes. Essa evolução dá origem à periodontite. Contudo, ela pode ser evitada com escovação adequada e uso de fio dental corretamente.
As doenças periodontais atingem 75% da população com mais de 25 anos de idade, por isso é necessário ficar atento aos sintomas:

• Sangramento da gengiva.
• Mau hálito.
• Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis.
• Gengivas retraídas.
• Pus entre a gengiva e o dente.
• Ausência de dor.
• Mobilidade dentária.