Warning: ob_start() [ref.outcontrol]: output handler 'ob_gzhandler' conflicts with 'zlib output compression' in /home/temsorrisoodontologia/www/wp-content/themes/temsorriso/header.php on line 2
413222-5994

Quais os cuidados que uma pessoa que usa aparelho ortodôntico precisa ter durante as refeições?

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×

Aparaelho Ortodontico - CuidadosO tratamento ortodôntico é uma das alternativas de quem deseja conquistar o sorriso perfeito. Curiosamente, ele é feito com uso de aparelho ortodôntico, seja a versão fixa ou móvel, alinhando os dentes.

Quando finalmente vai à clínica odontológica e coloca seu aparelho ortodôntico, é comum o paciente ter dúvidas sobre quais cuidados é preciso ter para garantir o bom resultado do tratamento.

Essas dúvidas são ainda mais frequentes quando se fala em alimentação. Afinal, quais são os cuidados que se deve ter durante as refeições quando se usa um aparelho ortodôntico?

Acredite: esses cuidados são simples! Basta escolher os alimentos corretos, para não danificar o aparelho ortodôntico ou dificultar a limpeza dos dentes. Alimentos muito duros, por exemplo, devem ser evitados.

Nessa lista de alimentos muito duros entram frutas secas, pipoca, torresmo, cenoura pirulito, pé de moleque, dentre outros. O motivo é simples: eles podem descolar os braquetes do aparelho ortodôntico fixo ou ainda quebrar algumas de suas partes, necessitando a troca desses itens.

Adora alimentos mais duros e crocantes e não pretende abrir mão deles? Somente tome um cuidado: corte-os em pequenas porções com a faca. Caso faça esse corte inicial com os dentes, existe a possibilidade de danificar o aparelho.

Se possível, fuja de doces muito grudentos e pegajosos. Ótimos exemplos são os chicletes e balas, que podem ficar colados no aparelho ortodôntico e dificultar a limpeza dos dentes.

Outros alimentos que devem ser evitados são os fibrosos, como a manga, abacaxi e algumas carnes. As fibras desses alimentos tendem a enroscar no aparelho e nos dentes e não saem com facilidade.

Quer comer um desses alimentos sem correr o risco de danificar seu aparelho ortodôntico ou tornar a limpeza dos dentes complicada? A dica perfeita é mastigar pequenas quantidades, o que reduz as chances das fibras ficarem presas no aparelho.

cuidados com o aparelho

E não se esqueça de limpar o aparelho e escovar os dentes sempre após as refeições, para eliminar eventuais restos de alimentos e evitar complicações, como cáries.

Pretende investir no tratamento e aparelho ortodôntico, mas precisa de orientações específicas ao seu caso? Então, consulte a equipe da Tem Sorriso e receba um atendimento personalizado!